Serviços/ Segurança do trabalho

PPRA
PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

Estabelecido pela Norma Regulamentadora NR-9 do Ministério do Trabalho, sendo obrigatória a Elaboração e Implementação por todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Este programa tem por objetivo, definir uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho. Consideram-se como riscos ambientais, agentes físicos, químicos e biológicos. Para que sejam considerados fatores de riscos ambientais estes agentes precisam estar presentes no ambiente de trabalho em determinadas concentrações ou intensidade, e o tempo máximo de exposição do trabalhador a eles é determinado por limites pré-estabelecidos. Agentes Físicos – Ruído (dosimetria / faixa de frequência), Iluminação, Vibração, Temperatura; Agentes Químicos – Poeiras, Fumos, Gases e Vapores Agentes Biológicos – Bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

PCMSO
PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E SAÚDE OCUPACIONAL

Estabelecido pela Norma Regulamentadora NR-7 do Ministério do Trabalho, sendo obrigatória a Elaboração e Implementação por todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. O PCMSO deverá considerar as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho. Deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

PCA
PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA

É um conjunto de medidas técnicas simplificadas ou administrativas, distribuídas e mantidas ao longo do tempo, que agindo de forma integrada e complementar entre si, pode servir de substituto temporário a modernização tecnológica e melhoria das condições de trabalho como um todo.

PPR
PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

Manter o controle para o correto uso de protetores das vias aéreas (respiratórias), e dos funcionários envolvidos em ambientes contendo elementos em suspensão (aerodispersóides, névoas, fumos, radionuclídeos, neblina, fumaça, vapores, gases) que provoquem danos às vias aéreas (pulmão, traquéia, fossas nasais, faringe).

PCMAT
PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL.

O PCMAT deve garantir, por ações preventivas, a integridade física e a saúde do trabalhador da construção civil, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes, visitantes, etc. Enfim, as pessoas que atuam direta ou indiretamente na realização de uma obra ou serviço e estabelecer um sistema de gestão em Segurança do Trabalho nos serviços relacionados à construção, através da definição de atribuições e responsabilidades à equipe que irá administrar a obra.

PGR
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

Elaboração e a implantação de medidas e procedimentos, técnicos e administrativos, que têm por objetivo prevenir, reduzir e controlar os riscos, bem como manter uma instalação operando dentro de padrões de segurança considerados toleráveis ao longo de sua vida útil.

PPP
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO

Formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual está exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa. O formulário deve ser preenchido pelas empresas que exercem atividades que exponham seus empregados a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física (origem da concessão de aposentadoria especial após 15, 20 ou 25 anos de contribuição).

LTCAT
LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO

Conforme, estabelece o art. 58 da lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social, o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho – LTCAT tem como objetivo identificar a exposição aos agentes físicos, químicos, biológicos ou a associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física do trabalhador, para fins de concessão da aposentadoria especial.

LAUDO TÉCNICO DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

Apresentar o levantamento técnico pericial do paradigma do cargo e identificar ou não condições de trabalhos insalubres da organização, que possibilitem ou não a caracterização do pagamento do adicional de insalubridade ou periculosidade, conforme estabelece a legislação vigente, NR 15 – Atividades e operações insalubres e seus anexos e a NR 16 – Atividades e operações perigosas e seus anexos.

LAUDO ERGONÔMICO

O Laudo ou Análise ergonômica é um documento que mostra os riscos ergonômicos do objeto, do posto ou do profissional. Sendo obrigatório a todas às empresas que possuem empregados, cujas atividades ou operações os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em esforços de levantamento, transporte e descarga individual de materiais, ou outros que exigem postura forçada e ainda, esforços repetitivos.

ASSESSORAMENTO TÉCNICO

Nossos técnicos atuam de forma contínua dentro de sua empresa para melhorar as condições de trabalho e atender os requisitos legais, compreendendo:
- Monitoramento e Implementação dos Programas de Engenharia e Medicina do Trabalho;
- Inspeções de Segurança (gerais e específicas);
- Organização e Apoio Técnico à CIPA e SESMT;
- Acompanhamento de Processos Cíveis e/ou Trabalhistas (perito assistente);
- Controle da Insalubridade e Periculosidade